sexta-feira, 6 de maio de 2011

Música na Educação Infantil e Fundamental, Benefícios ao Aprendizado

A iniciação musical na Educação Infantil e nas séries iniciais do Fundamental é muito importante e traz inúmeros benefícios para o Desenvolvimento do Aluno, como estimular as áreas do cérebro da criança beneficiando também o desenvolvimento de outras linguagens, além, é claro, de ser uma aula muito divertida e alegre!
Conheça mais benefícios da musicalização nas escolas e como trazer a Música para as Aulas.
 É uma linguagem cujo o conhecimento se constrói, portanto a Música na escola é essencial.
* Traz alegria, descontração e entusiasmo ao Aprendizado. Amplia as experiências sensoriais, afetivas e intelectuais das crianças e jovens.
* Possui grande valor no processo de Ensino e Aprendizagem, pois através da educação musical pode-se despertar o interesse do aluno pela música, além de criar situações em o aluno vivencia, analisa e compreende a produção artística musical.
* O ensino da música na educação escolar, deve ser considerado da mesma forma que outras áreas do conhecimento, como a Matemática, a Língua Portuguesa, a História, e a escola é o Local mais propício. Além disso a música pode ser usada como forma de trabalhar com temas atuais, analisando a letra da música e relacionando-as com a realidade da sociedade.
Muitos Professores Confiram que gostam de trabalhar a música em sala de aula, buscando alcançar os objetivos propostos, pois a música:
* Aumenta o interesse pela aprendizagem e Facilita a assimilação;
* Descontrai e Desenvolve ritmos, Estimula o desenvolvimento corporal;
* Torna a aprendizagem significativa e Melhora a interação e a confiança em si mesmo.
Há vários exemplos podem ser dados de atividades maravilhosas para serem desenvolvidas com os alunos na escola, como por exemplo:
* Cantar muito, recorrer aos CDs;
* Brincar de roda; Conhecer o som de diferentes instrumentos de orquestra;
* Contar  histórias com músicas ; Desenvolver o senso rítmico;
* Adivinhar objetos com sons diferentes; Contruir objetos sonoros e observar os sons que eles produzem;
* Escutar o ambiente; Incluir como material dos alunos a flauta doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário